Aula 2 – 29.Fevereiro.2012 (4ª) - INGENIUM
Protocolo redigido por Rita Couto.
I.23
“Promptum ingenium habebatur”
A escolha de um indivíduo corresponde à identificação do
que aparentemente é
determinado pelo “ingenium” – a sua maneira de ser
I.29
“promptum ad asperiora ingenium Druso erat”
Determinação da conduta pelo carácter/temperamento
(estrutura que se mantém,
apesar das variações emocionais). Teoria das disposições
como teoria dos humores sujeitos à pressão e à temperatura: hidrologia.
IV.60
(19-24)
“atrox Drusi ingenium super cupidinem
potentiae et solita fratribus odia accendebatur invidia quod mater Agrippina
promptior Neroni erat.”
Cobiça do poder; ódio entre irmãos; mãe que mostra
preferências.
I.33
Relação de Tibério com Germânico analisada por Tácito,
Situação aflitiva porque é vítima de ódios ocultos, por
parte do tio Tibério e da avô
Augusta, cujas causas são incompreensíveis e por isso injustas
A memória como a vida – pela lembrança do defunto,
dependendo das obras
“nam iuveni civile ingenium, mira comitas et diversa
ab Tiberii sermone vultu, adrogantibus et obscuris”
Aspecto e facetas do civile ingenium mira comitas.
Germânico é caracterizado negativamente relativamente ao “ingenium” de Tibério:
maneira de falar e
semblante arrogante
(vultus – adrogans+obscurus)
É este ingenium que é reconhecido na filiação de Druso
que aponta a características subjectivas (mira comitas; adrogans et obscurus)
mas que permite perceber uma expressão inteiramente subjectiva pelo reconhecimento
objectivo. Tensão entre características intrínsecas e as obras: suum cuique.
I.80
outros aspectos do que é acessível ao que é próprio do
humano
“sunt qui existiment, ut callidum eius ingenium, ita
anxium iudicium”
callidum = astuto
anxium iudicium
Tibério caracterizado pela hesitação: não procura
virtudes, odiava simultaneamente os vícios.
. Tácito introduz as diversas personalidades num contexto de
situação limite, obrigadas a tomar decisões: A leitura da própria situação tem
de resultar numa acção. Tibério é caracterizado puma hesitação.
.O “ingenium” é a ponte entre características estritamente
intrínsecas e as acções que são reflexo das circunstâncias.
.As acções fazem parte da natureza do espaço estrutural do
ingenium. É aí que cada humano se encontra: antepassados, contemporâneos e
descendentes estão configurados neste sujeito popular transcendente. Trata-se
de um agente com características pessoais.
II.28
–
Os difamadores
denúncia pela denúncia, adulação para formar um caso Trião
“celebre inter accusatores Trionis ingenium
erat avidumque famae malae”
Trião serve o seu ingenium.
IV.46
Modo como a geografia influencia o ingenium das gentes– antropomorfização:
analogia/metáfora entre o humano e os locais
Fisionomia dos locais; absorção das características distintivas
dos locais
pelo ingenium das pessoas. Caracterização do povo pela
localização – atmosfera
habitada; do lado de dentro que situações são vistas:
“causa motus super hominum ingenium, quod pati dilectus et
validissimum quemque militiae nostrae dare aspernabantor, ne regibus
quidem parere nisi ex libidine soliti, aut si mitterent auxilia, suos
ductores praeficere nec nisi adversum accolas belligerare.”
Obediência militar.
A forma de habitação - maneira possível de intervir no
espaço geográfico, que visa a domesticação;
Pressuposto da interpretabilidade do humano. As formas e
a essência do ingenium
determinam um dado espaço: habitável ou inóspito:
“sin ut victis servitium indiceretur, esse sibi ferrum et
iuventutem et promptum libertati aut ad mortem animum.”
“animo disponível para a morte por amor à liberdade”
A radicalização do ingenium/animo que rejeita a servidão
e está disposto à morte pela liberdade
Libertas/servitium
XIII.2
“sed neque Neroni infra servos ingenium, et Pallas tristi
adrogantia modum liberti egressus taedium sui moverat”
XIII.3
“postquam ad providentiam sapientiamque
flexit, nemo risui temperare, quamquam oratio a Seneca composita multum cultus
praeferret, ut fuit illi viro ingenium amoenum et temporis eius auribus
accommodatum.”
“ingenium accomodatum” – (epistolas morais a Lucílio) – utilização
um jargão ao gosto popular
II.45
–
Caracterização de Sabina Poppaea
“huic mulieri cuncta alia fuere praeter honestum
animum. quippe mater eius, aetatis suae feminas pulchritudine supergressa, gloriam
pariter et formam dederat; opes claritudine generis sufficiebant. sermo comis
nec absurdum ingenium.”
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