segunda-feira, 22 de outubro de 2018

GREGO. Handout. 1

GREGO
ALFABETO
CONSOANTES
Som surdas (άηχα): κ, π, τ, χ, φ, θ, σ, τσ*e sonoras (ηχηρά): γ, β, δ, ζ, λ, μ, ν, ρ, τζ*, μπ*, ντ*, γκ*
Duração instantâneas (στιγμιαία): κ,πττσ*,τζ*, μπ*, ντ*,γκ* e Contínuas (εξακολουθητικά): γ,βδζ,λμν,ρχφ,θσ
Onde se formam na boca:
labial (Greek: χειλικά): π, β, φ, μπ*, μ
dental (Greek: οδοντικά): τ, δ, θ, ντ*
alveolar: σ, ζ, τσ*, τζ*, λ, ρ, ν
velar: κ, γ, χ, γκ*
As consonantes são divididas em semivogais, mudas e duplas
As semivogais sãoλ, μ, ν, ρ, σ, e nasais em γ. Líquidas: λ, μ, ν, ρ. Sibilantes σ.
As mudas ou oclusivas:
Classes
Labial or π-mutes π, β, φ
Palatal or κ-mutes κ, γ, χ
Lingual or τ-mutes τ, δ, θ
Ordens 
Brandas: π, κ, τ
Médias: β, γ, δ
Aspiradas: φ, χ, θ
Duplas consoantes: ξ (paraκς), ψ (para πς), and ζ(para σδ).
VOGAIS
α, ε, η, ι, ο, ω, υ. 
MORFOLOGIA
RAIZ: é o elemento mais simples na sua forma original. 
*leg-/*log-
RADICAL: a forma que a raiz tomou no seio da língua grega. É o elemento lexical que indica o sentido geral da palavra, enquanto parte de um mesmo núcleo semântico de palavras a que a respectiva raiz deu origem. 
Λεγ-/λογ-: λέγ-ω, eu digo; λόγ-ος, palavra.
Γεν-/γον-/γν: de γίγνομαι, ser, tornar-se, acontecer: γί-γν-ο-μαι, eu sou, eu torno-me, eu aconteço. Γεν-ήσομαι, eu serei. -γεν-ό-μην, eu fui. γέ-γον-α, eu acabo de ser.
Δικ: δίκ-η, justiça. Δικ-αιοσύνη, justiça, a deusa Justiça; -δικ-ία, injustiça; δίκ-αιος, justo; -δικ-ός, injusto; δικ-αστής, juiz; δικ-αστήριον, tribunal: δικ-αιόω, condenar na justiça; δικ-άζω, julgar. 
TEMA
O tema é a parte mais ou menos invariável da palavra que resulta do isolamento da desinência; desinência esta que varia conforme o género, o número e o caso na flexão verbal. 
TEMA (exemplos)
δίκη/ δίκη-ν/ δίκη-ς (Nom., ac., gen. do singular); δικαιοσύνη/ δικαιοσύνη-ν/ δικαιοσύνη-ς (nom., ac., gen. do singular); δικία/ δικία-ν/ δικία-ς/δικία-ι (nom., ac., gen. do sing., nom. do plural): δίκαιο-ς/ δίκαιο-ν/ δίκαιο-υ/ δίκαιο-ι/ δίκαιο-υς/ δίκαιο-ις, justo (nom., ac., gen. do sing; nom., ac., dat., do plural); δικο-ς, injusto; δικαστή-ς, juiz; δικαστήριο-ν, tribunal: δικαιό-ω/ δικαιό-εις/ δικαιό-ει, julgar (eu julgo, tu julgas, ele julga); δικάζ-ω, condenar. 
CARACTERÍSTICA
É a vogar que estabelece a ligação entre o tema e a desinência. Confunde-se, por vezes, com a vogal temática.
De λέγω, eu digo, a característica de alternância ο/ε no imperfeito do indicativo, nas várias pessoas do singular e do plural: 
-λεγ-ο-ν, λεγ-ε-ς, λεγ-ε,λέγ-ο-μεν, λέγ-ε-τε, λεγ-ο-ν.
DESINÊNCIA
É a parte final das palavras variáveis. Indica o caso, o género, o número na flexão nominal (declinação). Indica o tempo, o modo, a voz, o número e a pessoa na flexão verbal (conjugação). 
ARTIGO DEFINIDO
1ª DECLINAÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário

TEMAS DE FILOSOFIA ANTIGA. 3ª SESSÃO. HANDOUT

3ª sessão. Handout. 19 de Feveiro, 2019 Sen. Ep. 58. 6.  Quomodo dicetur ο ὐ σία res necessaria , natura continens fundamentum o...