SENTIDO
(Aproximações
filosóficas)
IIº
Semestre, 2011-2012.
António
de Castro Caeiro
Filosofia Contemporânea (FCSH/UNL):
Perspectivas sobre o sentido e compreensão na filosofia analítica e na
hermenêutica (Frege, Wittgenstein, Heidegger).
Resumo:
Introdução
É o título do curso redundante? O que faz ou não sentido? O que tem ou não
referência? O que existe sem que demos conta do facto? Qual o estatuto do que
não tem existência real e, contudo, vive connosco diariamente? O que é
inteligível sem ser compreensível? Qual a inteligibilidade do incompreensível? Procuraremos
traçar desde a origem alguns dos problemas da contemporaneidade.
Iª UNIDADE: Frege
O programa de Wittgenstein parte de uma aplicação sistemática do de Frege.
Faz sentido o que tem referente ou é objecto de denotação. É objecto de
denotação o que tem valor de verdade, isto é, do que pode ser objecto de
verificação formal ou admite quantificação. A redução da linguagem a uma
“proposição formada correctamente” implica a segregação negativa do discurso
indirecto, a neutralização das conjunções subordinadas, eliminação de advérbios
e locuções adverbiais, tradução da estrutura tradicional do predicado S é p na
fórmula concisa F(x), do argumento de F.
IIª UNIDADE: Wittgenstein (Tractatus)
A possibilidade da investigação filosófica constitui-se assim na formulação
de proposições correctamente formadas com sentido se e somente se têm objecto
de denotação ou possível referente. A bateria de constituição de sentido em
Frege só deixa lugar para conjunções coordenativas, onde a ideia de implicação
é material e não verdadeiramente condicional. A análise de Wittgenstein tem uma
pretensão de totalidade e saturação do limite do possível. A sua análise do
sentido, sem sentido, com e sem denotação é aquém da tautologia e além da
contradição, isto é, além do que não tem condições de verdade e aquém do que
não é verdadeiro sob nenhuma condição.
IIIª UNIDADE: Wittgenstein (Investigações Lógica)
Os desenvolvimentos ulteriores ao Tractatus implicam uma verificação
sistemática de princípios de inteligibilidade em múltiplos espaços e regiões de
sentido, expressos em jogos de linguagem. A fragmentação e pulverização da vida
por campos com linguagens próprias implica uma constante vigilância e
verificação do sentido. O que se diz é o que é. O que se faz é a expressão do
sentido e a própria linguagem.
IVª Unidade: Heidegger
Com Heidegger produz-se uma radicalização da linguagem prévia à sua
formulação. Toda a formulação é elíptica relativamente ao que quer dizer,
porque não precisa. A linguagem é uma expressão do sentido que se constitui e
torna presente mesmo com o episódico, o excepcional. Mas as estruturas
profundas não são sondáveis por uma espécie de montagem invertida desde a ponta
do iceberg atómico até superestruturas invisíveis. Já na própria formulação da
linguagem quotidiana se expressa a proto estrutura anónima que procede ao sentido
que o constitui. O próprio sentido na sua génese torna a tautologia dependente
de condições de verdade e não se percebe como a contradição não é
incondicional.
14/02:
Mundo.
Wittgenstein,
Tractatus, 1.
FREGE,
“Funktion und Begrifff” in Funktion,
Begriff, Bedeutung, Fünf logische Studien, Vandenhoeck und Ruprecht,
Göttingen, 1961, pp: 1-22.
16/02:
Totalidade.
Wittgenstein,
Tractatus, 2.
FREGE,
“Über Sinn und Bedeutung” in Funktion,
Begriff, Bedeutung, Fünf logische Studien, Vandenhoeck und Ruprecht,
Göttingen, 1961, pp. 23-46.
23/02:
Configuração.
LW,
Tractatus, 2.11-3.03
FREGE,
“Über Begrifff und Gegenstand” in Funktion,
Begriff, Bedeutung, Fünf logische Studien, Vandenhoeck und Ruprecht,
Göttingen, 1961, 47-60.
28/02:
Verdade.
LW,
Tractatus: 3.04-4.121
FREGE,
“Was ist eine Funktion” in Funktion,
Begriff, Bedeutung, Fünf logische Studien, Vandenhoeck und Ruprecht,
Göttingen, 1961, pp. 61-69.
Begriffsschrift
und andere Aufsätze, Zweite Auflage, mit E. Husserls und H. Scholz Anmerkungen,
hrg., von Ignacio Angelelli, Georg Olms Verlag, Hildesheim, Zürich, New York,
2007, §§2, 3, 8, 9.
01/03:
Antecipação.
LW,
Tractatus: 4.12-5.
06/03:
Operação.
LW,
Tractatus: 5.-5.552
08/03:
O mundo sem mim.
LW,
Tractatus: 5.552-7.
13/03:
Sentido.
LW,
PH, 39, 47, 60, 71, 352, 380, 426, 449, 504, pp. 500-501
15/03:
Ter sentido.
LW,
PH, 40, 47, 50, 138, 157, 227, 246, 253, 257, 366, 398, 453, 499.
20/03:
Sentido de uma proposição.
LW,
PH, 20, 39-40, 44, 58, 79, 98-99, 117.
22/03:
Ausência de sentido:
LW,
PH, 39-40, 79, 119, 134, 246, 252, 282, 448, 464, 512, 524, 282.
27/03:
Sem Sentido.
LW,
PH, 71, 157, 247, 358, 361, 408, 500.
29/03:
Situações.
LW,
PH, 49, 166, 171, 216, 337, 417, 448, 581, 591-592, 645, 662.
03/04:
Mundo.
Heidegger,
SZ, §§12-15.
05/04:
Totalidade.
Heidegger,
SZ, §48.
10/04:
Disposição.
Heidegger,
SZ, §29.
12/04:
Antecipação.
Heidegger,
SZ, §64.
17/04:
Operação.
Heidegger,
SZ, §40.
19/04:
Eu sem mundo.
Heidegger,
SZ, §40-41.
24/04:
Sentido situacional.
Heidegger,
SZ, §3.
26/04:
Sentido temporal.
Heidegger,
SZ, §69.
01/05:
Sentido do quotidiano.
Heidegger,
SZ, §70.
10/05:
Situação hermenêutica.
Heidegger,
Vol, 56/57.
15/05:
Situação Hermenêutica.
Heidegger,
Vol. 61
17/05:
Situação Hermenêutica.
Heidegger,
vol. 63.
22/05:
Perspectiva analítica sobre a hermenêutica.
24/05:
Perspectiva hermenêutica sobre a analítica.
29/05: Sessão de
esclarecimento de dúvidas.
31/05: Exame.
Nota bibliográfica: Há leituras obrigatórias para cada sessão.
Encorajar-se-á fortemente o diálogo.
FREGE
Funktion, Begriff, Bedeutung, Fünf logische Studien, Vandenhoeck und
Ruprecht, 2008.
HEIDEGGER,
Sein und Zeit, 11ªed, Max Niemeyer Verlag, Tübingen, 1967.
WITTGENSTEIN
“Tractatus lógico-philosophicus” in Werkausgabe,
Band1, Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1984, pp. 7-86.
“Philosophische Unteruschungen” in Werkausgabe,
Band1, Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, pp. 225-580.
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