quarta-feira, 4 de julho de 2012

Curriculum Vitae (5 de Setembro 2012).



Nome: António Jorge de Castro Caeiro
Nome sob o qual publica: António de Castro Caeiro
Data de nascimento: 27-09-1966.
País de nacionalidade: Portugal.

Morada institucional: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Endereço institucional: Av. de Berna, 26-C, 1069-061 Lisboa, Portugal.


Visiting Scholar: 
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/FDRB: 2012 (Agosto-Setembro).

ORIEL COLLEGE, OXFORD, 2009-2010.

UNIVERSITY OF SOUTH FLORIDA, 2005-2006.

ALBERT LUDWIG UNIVERSITÄT, Freiburg. Br., 2003, 1994-1996.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Ribeirão Preto.


Formação académica

2007-2012
Estudos Clássicos: Grego e Latim (todos os graus do Iº e IIº Ciclos):— Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

2007
Grau: AGREGAÇÃO
Classificação: Unanimidade
Instituição que conferiu o grau: Universidade Nova de Lisboa
Faculdade: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Título da tese: Acesso ao "si" no seu "aí"
Domínio cientifico: Filosofia Contemporânea
Designação do curso: Filosofia

1998
Grau: DOUTORAMENTO
Classificação: Distinção e Louvor/Unanimidade
Instituição que conferiu o grau: Universidade Nova de Lisboa/
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Título da tese: A Arete como Possibilidade Extrema do Humano
Orientador: Prof. Dr. Michel Renaud
Co-orientador: Prof. F.-W. von Herrmann
Domínio cientifico: Filosofia Antiga
Designação do curso: Filosofia Antiga

1990
Grau: MESTRADO
Classificação: Unanimidade.
Instituição que conferiu o grau: Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Título da tese: A redução fenomenológica nos "problemas fundamentais da fenomenologia" de Husserl
Orientador: Prof. Dr. Michel Renaud.
Domínio cientifico: Filosofia Contemporânea
Anos curriculares: 4
Designação do curso: Mestrado em Filosofia
Língua grega e latina (Todos os graus): Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

1988
Grau: LICENCIATURA

Classificação: 17 Valores.
Instituição que conferiu o grau: Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Domínio cientifico: Filosofia 
Anos curriculares: 4
Designação do curso: Licenciatura em Filosofia




Áreas de investigação: Filosofia Antiga, Ontologia, Ética, Fenomenologia, Filosofia Contemporânea.


Actividade Docente:

2011/2012:     
1ºciclo:
1º Semestre:    
Filosofia Antiga: Kinêsis na Physica de Aristóteles.

2º Semestre:    
Filosofia Contemporânea: Sobre o sentido: Wittgenstein e Heidegger

Temas de Filosofia Antiga: Tácito.    

3º ciclo:
1º Semestre: Sobre a definição. Platão, Aristóteles, Wittgenstein.

2010/2011:
1º Semestre:    
Filosofia Antiga: Definição de essência e crise de sentido. (Aristóteles Metafísica A, a, ZKΘΗ, Física, Ética a Nicómaco, Analíticos posteriores).

2º Semestre:    
Filosofia Contemporânea: Sentido e referência: Frege, Wittgenstein e Heidegger.

Tema Temas de Antiga: Mulheres fatais e velhacos. Análise do sentido do êthos
(carácter) e a sua reflexão na filosofia e na literatura antigas.


2009/2010: 
1º ciclo:
Filosofia Antiga: Metafísica de Aristóteles. Princípios e causas.

2º ciclo:
1º Semestre:
Questões de Antropologia filosófica: Epístolas escolhidas de São Paulo.

2º Semestre:
Sabática: OXFORD, Oriel College: Conclusão da Tradução dos FRAGMENTA ARISTOTELIS com o Prof. David Charles.


2008/2009 
1º Semestre:
Filosofia Antiga. Platão. Sophista

2º Semestre:
Temas de Filosofia Antiga: Aristóteles, Categoriae.

Filosofia Contemporânea: Husserl. Temporalidade.

2007/2008 
2º ciclo:           
1º Semestre:
Questões de Antropologia Filosófica: O conceito de tempo.

Questões de Ética aplicada: O conceito de consciência.

1º ciclo:
2º Semestre:    
Filosofia Contemporânea: Husserl, Tempo.

Temas de Ontologia: Descartes. Philosophia Prima.

2006/2007:
1º Ciclo:
1º Semestre:
Filosofia Antiga: Metafísica Alfa e a tradição filosófica.

Seminário:  Leitura e interpretação do texto filosófico.

Filosofia da Religião: Interpretação fenomenológica do religioso. Heidegger e São Paulo.

2º Ciclo:
1º Semestre: Questões de Antropologia Filosófica:  Heidegger: Disposição de primeira e nésima ordem. Fundo e superfície do Tédio.


2005/2006 
1º Semestre:
Licença sabática: University of South Florida: Self.

1º Ciclo:
2º Semestre:
Filosofia Contemporânea: Filosofia e Poesia, em Hölderlin.

Curso Livre em ciências de comunicação: a aprendizagem como imitação. Platão, Respublica.

2004/2005      
1º Ciclo:
1º Semestre:
Filosofia Antiga I: Escatologia em Platão: Górgias, Fédon, República.

2º semestre:
Ontologia II: Nenhures, nunca, ninguém, nada: Analítica existencial temporal do Dasein de Heidegger.

Seminário: a definição do humano como animal rationale

Filosofia Contemporânea II: Inanidade. Analítica existencial temporal do Dasein de Heidegger.


2003/2004      
1º Semestre:
Filosofia Antiga (Estudos aprofundados III): Imitação da Vida, Rep. X, Leges III, Ion.

2º Semestre:
Filosofia Antiga (Estudos aprofundados IV): O programa da lírica Antiga.

Filosofia Contemporânea: Outrem no lance da nossa vida. Analítica existencial do Dasein de Heidegger.

2002/2003:
1º Semestre:
Filosofia Antiga III: como aguentar os pathê e construir um logos no meio da tempestade emocional. Platão, Respublica.

2º Semestre:
Filosofia Antiga. Estudos aprofundados: A NOSTALGIA como fenómeno existencial na Pítica IV de Píndaro.

Filosofia Contemporânea
Seminário.   

2001/2002
1º semestre:
Filosofia Antiga: A imitação da vida. Platão, Leges III, Respublica X.

2º semestre :
Sabática: Freiburg i. Br.: Tradução da Ética a Nicómaco. 

2000/2001:
1º Semestre:
Ontologia: Heidegger sobre crise, decisão de sentido, momento oportuno, ocasião e hipótese.
                    
1999/2000:

2º Semestre:
Filosofia Contemporânea: Heidegger: à mão, das Zuhandene, e perante, das Vorhandene, nas suas diversas acepções. 

1998/1999:     
1º Semestre:
Filosofia Moderna: pré-meditação, meditação. Descartes. Meditationes.

2º Semestre:
Filosofia Moderna: razões: pura, prática, teleológica. Kant  

1997/1998:  
1º e 2º Semestres:
Filosofia Contemporânea: Encaminhamento(s) da fenomenologia: Husserl e Scheler

Filosofia Moderna: Presentificação meditativa do horizonte do cogito.

1996/1997:     
1º e 2º Semestres:
Filosofia Contemporânea: “die phänomenologische Fundamentalbetrachtung”. Husserl. Ideen I.   

Filosofia Antiga: A filosofia como Saber fundamental.

Filosofia Antiga IV: Fenomenlogia da praxis em Aristóteles. 

1995/1996:
Equiparação a bolseiro. 

1994/1995:
Equiparação a bolseiro. 

1993/1994:
1º e 2º Semestres:
Filosofia Antiga II. Phronesis em Aristóteles. EN Z.

Filosofia antiga II. Saber daquilo por que se passa (eidenai tou ta autou prattein)

Filosofia moderna. Redução ao ego cogito. Meditationes de prima philosophia.

1992/1993:
1º e 2º Semestres:
Filosofia Moderna: constituição da res cogitans (dos ‘sensus’ à ‘clara et distincta perceptio’). Descartes, Hume, Leibniz.

Filosofia Antiga: Logos e Alêtheia. Pré-socráticos. Platão. Aristóteles.    
                   
1991/1992:
1º e 2º Semestres:
Fenomenologia: Redução fenomenológica: eidética e transcendental: Husser, Ideen I.

Filosofia Moderna: Substantialitas da realitas cogitativa e da realitas extensa.




1990/1991:     
1º e 2º Semestres:
Antropologia Filosófica: Imagem e semelhança: expressões do humano.

Filosofia Antiga: Causa em Platão e Aristóteles.

Idealismo Alemão: análise do Górgias.




Seminários dirigidos em regime de curso livre:

Seminários de tradução de textos filosóficos em alemão:

2006/2007: HEIDEGGER, Sein und Zeit.
2005/2006: HEIDEGGER, Sein und Zeit.
2004/2005: HEIDEGGER, Sein und Zeit.
2003/2004: HEIDEGGER, Sein und Zeit.
2002/2003: HEIDEGGER, Sein und Zeit.
2001/2002: HEIDEGGER, Sein und Zeit.
2000/2001: HEIDEGGER, Sein und Zeit.
1999/2000: HEIDEGGER, Sein und Zeit.
1998/1999: HEIDEGGER, Sein und Zeit.
1997/1998: HEIDEGGER, Sein und Zeit.
1993/1994: SCHELER, der Formalismus.
1992/1993: SCHELER, der Formalismus.
1991/1992: SCHELER, der Formalismus.
1990/1991 HEIDEGGER, Natorpsbericht.


Seminários de tradução do grego antigo:

2011/2012 PLATÃO, Philebus (no âmbito do Seminário Permanente de Filosofia Antiga organizado pela Unidade de Investigação LIF da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Filosofia da F.C.S.H.): conclusão.
SENECA, Epistolae morales ad Lucilium
ARIUS DIDYMUS, Epitome.

2010/ 2011 PLATÃO, Philebus (no âmbito do Seminário Permanente de Filosofia Antiga organizado pela Unidade de Investigação LIF da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Filosofia da F.C.S.H.)
SENECA, Epistolae morales ad Lucilium
ARIUS DIDYMUS, Epitome.

2009/2010: PLATÃO, Philebus (no âmbito do Seminário Permanente de Filosofia Antiga organizado pela Unidade de Investigação LIF da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Filosofia da F.C.S.H.)
SENECA, Epistolae morales ad Lucilium
ARIUS DIDYMUS, Epitome.

2008/2009: PLATÃO, Philebus (no âmbito do Seminário Permanente de Filosofia Antiga organizado pela Unidade de Investigação LIF da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Filosofia da F.C.S.H.)

2007/2008 2º semestre: PLATÃO, Philebus (no âmbito do Seminário Permanente de Filosofia Antiga organizado pela Unidade de Investigação LIF da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Filosofia da F.C.S.H.)

2006/2007: PLATÃO, PHAEDRUS.
2005/2006: PLATÃO, PHAEDRUS
2004/2005: PLATÃO, PHAEDRUS
2003/2004: PLATÃO, PHAEDRUS
2002/2003: PLATÃO, PHAEDRUS
2001/2002: PLATÃO, PHAEDO
2000/2001: PLATÃO, PHAEDO
1999/2000: PLATÃO, PHAEDO
1998/1999: PLATÃO, PHAEDO
1997/1998: PLATÃO, PHAEDO
1993/1994: PLATÃO, PARMENIDES
1992/1993: PLATÃO, PARMENIDES
1991/1992: PLATÃO, PARMENIDES
1990/1991: PLATÃO, PARMENIDES




Seminários de tradução de textos filosóficos em latim:

2011/2012 SENECA, epistolae morales ad Lucilium

2009/2010, C. CRUSIUS, Dissertatio philosophica de vsv et limitibvs principii rationis determinantis vvlgo sufficientis, LEIBNIZ, Textos sobre o principium reddendae rationis
( no âmbito do Seminário sobre o Princípio de Razão Suficiente organizado pela Unidade de Investigação LIF da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Filosofia da F.C.S.H.)

2008/2009 LEIBNIZ, Textos sobre o principium reddendae rationis

2007/2008 LEIBNIZ, Textos sobre o principium reddendae rationis (no âmbito do Seminário sobre o Princípio de Razão Suficiente organizado pela Unidade de Investigação LIF da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Filosofia da F.C.S.H.)


Trabalhos e Publicações

Em curso de publicação:

No prelo:

CAEIRO, A./ de CARVALHO, M. J. (eds.), Incursões no Filebo, Porto, Fundação Engenheiro António de Almeida, 2011;

-A λήθη e os seus contrários,

comunicação apresentada ao Colóquio Internacional Incursões no Filebo/Incursions en el Fileb, organizado pela Unidade de Investigação Linguagem Interpretação e Filosofia, pela F.L da Universidade de Coimbra, pelo Centro de Estudos de Filosofia da F.C.S.H e pelo Grup de Recerca Hermenèutica e Platonisme, Universitat de Barcelona, colóquio que teve lugar na F.L. da Universidade de Coimbra, em 2 e 3 de Julho de 2009, in: CAEIRO, A./ de CARVALHO, M. J. (eds.), Incursões no Filebo, Porto, Fundação Eng. António de Almeida, 2011;

Caeiro, António de Castro, O FRAGMENTOS de ARISTÓTELES (Fragmentos que se consideram poder ser referidos a livros de Aristóteles) Coligidos por Valentin Rose. Tradução feita a partir da reprodução da primeira edição de 1886 (Teubner 1976), INCM. Inserido no Projecto de António Pedro Mesquita, Aristóteles em Português.

Caeiro, António de Castro. 2012. Is There Any Theory of Value in Aristotle's Ethics? in: Ed. by Huppes-Cluysenaer, Liesbeth & Coelho, Nuno eds. Comparative Perspectives on Law and Justice, Aristotle and the Philosophy of Law. Series: Ius Gentium, Springer.


Publicados:

Teses

"O acesso a outrem como SI no seu AÍ" in DIDASKALIA, Revista da Faculdade de Teologia/Lisboa, xxxviii, fascículo 1, 2008, pp. 227-256. (Lição da Agregação)

A Areté como Possibilidade Extrema do Humano- Fenomenologia da Práxis em Platão e Aristóteles, I. N. C. M., Lisboa, 2002.

A doutrina da Redução fenomenológica de Husserl nos Grundprobleme der Phänomenologie, Tese de Mestrado, 1990.


Traduções

Aristóteles, Ética a Nicómaco, Tradução, introdução e notas, Quetzal, 2012 (4ª edição).

Aristóteles, Ética a Nicômaco, Tradução, introdução e notas, São Paulo, Atlas, 2012 (2ª edição).

Píndaro Odes, Tradução, Prefácio e notas, Quetzal, 2010.

Píndaro Odes Píticas para os Vencedores, Tradução do grego, introdução e notas, Prime Books, 2006.

Livros

Por si próprio (o conceito de Pessoa em Max Scheler), Fundação Engenheiro António de Almeida, Porto, 2010.

Artigos

2011: "Compreender o einai e o alêthê dokein e a semântica estruturante do poiein (Sofista, 234a-240c)" in F. Lisi, M. Migliori, J. Monserrat-Molas (eds.). “Formal Structures in Plato's Dialogues: Theaetetus, Sophist and Statesman.” Sankt Augustin: Akademia Verlag. 2011. pp. 168-179.

Outras publicações

2009: "The Origins of Analogical Thinking in Western Thought— Notes Towards a Constitution of an 'Ethologia Transcendentalis' Based on Heraclitus and Pindar" in EXPRESSÕES DA ANALOGIA, Actas do Colóquio/Proceedings, org. Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha, Gil da Costa Santos, Marta Faustino, 2009, Edições Colibri, Lisboa.

2008: "O acesso a outrem como SI no seu AÍ" in DIDASKALIA, Revista da Faculdade de Teologia/Lisboa, xxxviii, fascículo 1, 2008, pp. 227-256.

2008: “Deus em Aristóteles: na Metafísica (XII, vii-ix) e na Ética a Nicómaco (X, vi-viii). O enérgico agente da mudança, kínesis” in A Questão de Deus na História da Filosofia, Vol. I, projecto coordenado por Maria Leonor L. O. Xavier, Vol I, Projecto FCT/CFUL [PTDC/FIL/64249/2006] 2007-2010, 2008.

2007: A Nostalgia na Quarta Pítica de Píndaro". In Frederico Lourenço (org.), Ensaios sobre Píndaro. Lisboa: Livros Cotovia, 2007.

2007: "Da Dúvida em Descartes". E.CIÊNCIA. 122 (2007) 13-22.

2000: "Experiência de Resistência a partir de Max Scheler", in Quid: revista de filosofia. Número um: sobre a experiência. João Constâncio, Lisboa, Cotovia, 2000.


COMUNICAÇÕES.

Ética a Nicómaco- Livro V, Tradução, Interpretação, Comentário. In: Seminário de Pesquisa, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, Campus da USP, 7, 14, 21 e 28 de Agosto (Evento transmitido ao vivo: http://www.emm.usp.br/fdrp/). 


'Justiça': virtude dos tolos? no Seminário Ética nas Relações Jurisdicionais, Faculdade de Direito de ribeirão Preto, da USP, 27 a 29 de Agosto de 2012, em Ribeirão Preto, Organizado pela Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O discurso exortativo (Protreptikos logos) de Aristóteles e a filosofia, Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, 23 de Agosto de 2012, Ribeirão Preto.

Tradição da tradução grega para a Contemporaneidade via Cícero e Séneca, "II Colóquio Direito, Argumentação e Normatividade, PUC Minas, em Belo Horizonte, 9 de Agosto de 2012


O Problema da Justiça em Aristóteles: Livro V da Ética a Nicómaco, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a 10 de Agosto, 2012.

Fundamentação fenomenológica do Direito em Hermann Schmitz: honra e vergonha, em "Ciclo de Debates: Tópicos de Filosofia do Direito", FDRB-USP, a 3 de Agosto, 2012.



The Dimensions of Time in Plato's Parmenides (140a1-42a8) and Proclus’ Commentarium in Platonis Parmenidem.

Congresso Internacional O Parménides de Platão, conjuntamente organizado pela U I & D Linguagem, Interpretação e Filosofia da Universidade de Coimbra, pela U I & D Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e pela Secção Mediterrânica da International Plato Society, congresso que teve lugar em Coimbra, entre 14 e 16.6 .2012 (a publicar nas Actas do Encontro)

Lebenswelt: Affektion e Selbstaffektion em Husserl,

comunicação apresentada na Workshop Realidade, Causalidade e Resistência”, organizado pela Unidade de Investigação Linguagem Interpretação e Filosofia, da Universidade de Coimbra, em sessão que teve lugar em Lisboa, na F.C.S.H., em 2 de Junho, 2012 (a publicar no volume de estudos sobre Realidade, Causalidade e Resistência);

RES MORTALIUM, FATUM and FORS (Tac. Ann.m VI, 22, 1-16),

nas Jornadas: Identidade e Política, na Universidade da Madeira (UMa), através do Centro de Competência de Artes e Humanidades, leva a cabo, nos dias 10, das 14h00 às 18h00, e 11 de maio, das 10h00 às 13h00, as Jornadas “Identidade e Política”.


"Is there any Theory of Value in Aristotle's Ethics?",

in Área de Filosofia del Derecho de la Universidade de Alicante, April, the 25th, 2012.

O "hama têi physei on” como radicalização do “pros ti” no Corollarium de tempore de Simplício",

IInd International Congress of the Sociedad Iberica de Filosofia Griega, Palma de Maillorca, Universidad de Baleares, April, 19th-21st, 2012.

"Knowledge and communication in Saint Paul",

Lisbon, Núcleo Católico, da FCSH/UNL, 13 de Dezembro, 2011.

São Paulo, no ciclo de conferências sobre Figuras da Conversão,

Igreja de São Nicolau, 24 de Novembro de 2011

"The Phenomen of 'Widerstand'" in Max Scheler,

Coimbra, Faculty of Letters of the University of Coimbra, 2011

Elementos disposicionais do conceito de PNEUMA em São Paulo,

comunicação apresentada ao Colóquio Categorias Existenciais II: Disposições, organizado pela Unidade de Investigação Linguagem Interpretação e Filosofia, da Universidade de Coimbra, e pelo Centro de Estudos de Filosofia da F.C.S.H, colóquio que teve lugar em Lisboa, na Sala João Paulo II, entre 16 e 18 de Setembro de 2011;

"Semântica e sintaxe do "pros ti" (Simplício e Aristóteles)"

in A(s) Origem(ns) da(s) causa(s) II— Aspectos do desenvolvimento do modelo causal no Helenismo, 22/07/2011, UNL/FCSH, LIF.

"Looking in to the Mirror (Phaedrus, 255d3-e1 and Hermias scholion in Phaedrum)"

In The Mirror of The Phaedrus, Faculty of Arts, University of Coimbra, 4, 5 May, 2011.

"Anthrôpos as 'aitia' and 'archê' of the practical horizon in the NE of Aristotle"

in III International Aristotle Seminar at Coimbra Causation in Greek and Medieval Philosophy 17-18 March 2011 Faculty of Arts, University of Coimbra.

"'INDOLES', 'INGENIUM', 'ANIMUS', 'MORES' como constituição da lucidez e a possibilidade da LIBERDADE HUMANA nos Anais de Tácito"

in Seminário permanente de Filosofia Antiga: A(s) Origem(ns) da(s) causa(s). Aspectos do Desenvolvimento do modelo causal no pensamento antigo, Workshop 8 de Janeiro de 2011, Organização conjunta da Unidade de Investigação LIF DA Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos de Filosofia da FCSH/UNL.

“ESTRUTURAS DE VIDA (zôai) e MANEIRAS DE SER (bioi): A PROAIRESIS como princípio da mudanca (archê kinêseôs) na Ética a Nicómaco”.

Universidade Nova de Lisboa i grup Linguagem, Interpretacao e Filosofia (LIF), Seminari Internacional: «Incursions en el Fileb II: Aristòteli lector del Fileb», 21 I 22 d’octubre, Facultat de Filosofia de la Universitat de Barcelona i Institut d’Estudis Catalans.

“A descrição da situação de conflito entre os limites logon echon e alogon na psychê em Aristóteles”

[texto lido primeiramente na reunião da SIFG em Valência], 30 e 31 de Agosto, Seminário Justiça e razão prátcia em Aristóteles, livros V e VI da Ética a Nicomaco, Faculdade de direito da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

"A Sensação como Operador Hermenêutico no 'Livro do Desassossego' de Bernardo Soares"

in IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL FARIAS BRITO, A literatura como origem de questionamento filosófico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 23 e 24 de agosto de 2010.

"FIGURAS DA INAUTENTICIDADE E O PREOCUPANTE",

Colóquio "CATEGORIAS EXISTENCIAIS", 24, 25 e 26 de Junho, organizado pela FCSH/UNL, LIF e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

“ARISTOTLE, ARISTÓTELES, ARISTOTELES: Heteronomies”

António de Castro Caeiro (Universidade Nova de Lisboa) TRINITY COLLEGE, OXFORD. Portuguese seminars, Tuesday 18th May (4th Week) 2.15 pm, T.11, 47 Wellington Square.

"A lêthê e os seus Contrários"

in Incursões no Filebo/Incursions en el Fileb, Coimbra, 2 e 3 de Julho, LIF, FLUC e GRHP da Universidade de Barcelona.

"CATEGORIAS POLÉMICAS na descrição da situação conflito entre os limites "logon echon" e alogon na psychê (Aristóteles, EN 1102b13-1103a10, 1105b19-1106a13)"

in seminario de la SIFG: polemos kai logos, Valencia, 27 de marzo de 2009.

“Understanding the einai and the dokeîn einai from the semantics of poioin Sophistes (234A-240C)”

in Reunió científica de l’àrea mediterrània de la International Plato Society, Barcelona, 27, 28 i 29 d’octubre de 2008 «Estructures formals i forma literària en el Teetet, El sofista i El polític»

"Reviver o passado em Tebas como lembrança de futuro (algumas notas para a compreensão de uma teoria da ´anamnêsis´ em Píndaro: VIIª Ístmica e Iª Pítica)."

Colóquio Internacional "Píndaro e Baquílides: o epinício e a memória da cidade", 20 de Junho 2008, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Org. Frederico Lourenço, Maria do Céu Fialho, Maria de Fátima Silva.

Ética a Nicómaco: Seminário internacional sobre Questões de Ética Aplicada,

promovido pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, 2 e 3 de Junho de 2008.

Seminário Internacional sobre Questões de Ética Aplicada,

promovido pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, 5 e 6 de Junho de 2008.

The Origins of Analogical Thinking In Western Thought —Notes Towards A Constitution Of An Ethologia Transcendentalis Based On Heraclitus (540-470 BC) and Pindar (518-438 BC)—

in "Colóquio Internacional Interdisciplinar "Expressões da Analogia", 29 a 31 de Maio Universidade Nova de Lisboa (UNL)".

“Notas para a compreensão do conceito de internacionalismo em Max Scheler e Peter Sloterdjik."

in "Cosmopolitismo - Jornada de Reflexão do Departamento de Filosofia da FCSH", 20 de Maio, 2008.

"A génese da "mimêsis" na Pítica XII de Píndaro e no livro X da República de Platão".

in "Congresso International de Filosofia Griega, Palma de Mallorca (España) entre los días 24, 25 y 26 de abril de 2008 Sociedade Ibérica de Filosofia Grega"






Actuais Interesses de Investigação:
I)              A construção do carácter na historiografia Latina, designadamente nos Anais de Tácito.
II)            A tradução e o comentário dos Fragmentos dos Velhos Estóicos do Grego e do Latim para português.
III)          A incompatibilidade das tradições analítica e hermenêutica, a partir das concepões incogruentes de DEFINIÇÃO. Sentido e referência ou o primado do analítico sobre o sintético.
IV)          Perspectiva de lado nenhum. Reducionismo e a incompatibilidade de um ponto de vista cego relativamente a um mundo opaco.
V)            Estudo da sintaxe dos casos em Latim e Grego. Discurso indirecto e discurso directo. Discurso indirecto livre.







Centros e Redes de Investigação a que pertence ou com que colabora, etc. :

Unidade I&D | Linguagem, Interpretação e Filosofia (Universidade de Coimbra)

Centro de Estudos de Filosofia (F.C.S.H./U.N.L.)

European Society for Ancient Philosophy

Sociedad Ibérica de Filosofía Griega
http://www.sifg.org/


  • Actualização de Equipas 2012:
  • Informamos que o(a) Investigador(a) Responsável pelo(a) Linguagem, Interpretação e Filosofia - LIF o(a) indicou como membro integrado da sua equipa de investigação. Pedimos apenas que confirme essa associação.
  • Data de Referência da Atualização: 31 de Dezembro de 2011
  • Nome do Investigador: António Jorge de Castro Caeiro | Grau Académico: Agregação | Categoria Profissional: Professor Auxiliar
    Validado a: 05-02-2012 19:26:18 | Tempo Dedicação: 30% | Fraccção elegível: 1
  • Confirmado a: 09-02-2012
  • Actualização de Equipas 2012:
  • Informamos que o(a) Investigador(a) Responsável pelo(a) Centro de Estudos Clássicos o(a) indicou como membro colaborador da sua equipa de investigação.
  • Data de Referência da Atualização: 31 de Dezembro de 2011
  • Nome do Investigador: António Jorge de Castro Caeiro | Grau Académico: Agregação | Categoria Profissional: Professor Auxiliar
    Validado a: 09-02-2012 15:46:03 | Tempo Dedicação: 20% | Fraccção elegível: 0





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